terça-feira, 19 de abril de 2011

Ser, falar, fazer..

O que penso, o que passo, o que posso fazer?

Nessa ponte onde tropeço nessas três pedras no caminho, percebo que antes de trilhar qualquer destino, é dentro de mim que começa a primeira viagem.

É preciso parar. Não dá pra ser o que o caminho te faz pro resto da vida. Uma hora, cedo ou tarde, é preciso parar, ver que o que pensamos, passamos e fazemos precisa encontrar sincronia.

Pensamos, e pensamos aos montes. Pensamos o melhor pra nós, para as pessoas que vivem ao nosso redor, para o mundo inteiro. E muitas vezes, é justamente no ato de externar nossos pensamentos que costumamos nos perder. Temos a incrível habilidade de sermos aquilo que não queríamos.

Devia ser por isso que a palavra antigamente valia tanto. Quanta honra ser considerado pela sociedade um "homem de palavra". Quando se falava, se dava o atestado, o compromisso que o que tinha sido dito, seria feito, foi dada a palavra. Falar o que se pensa nos dá a abertura de permitir ser conhecido, por isso é bom primeiro pensar, para que se conheça de você o que você de fato é (nada mais justo).

Fazer o que se fala, que por sua vez se pensa (ou deveria), deve ser simplesmente a consequência de ser, e ser com dignidade o que se é, e o que se conhece de si mesmo. É preciso se localizar no meio da multidão, eu não posso permitir com que eu vá me somar a outros tantos pra chegar perto de ser um, e correr o risco de não ser. Por isso que ouvimos "Diga-me quem tu andas, e direi quem és". É a mais pura realidade, mas sem tanta santidade em meus ditos, arrisco dizer e atualizar esta máxima dizendo:

Diga-me e sejas quem tu és, e eu não precisarei dizer nada.

5 comentários:

  1. Ae Neto muito bom velho, é isso ai!!

    ResponderExcluir
  2. Grande! Valeu pela presença por aqui! Acompanhe sempre que puder!

    ResponderExcluir
  3. Que Lindoo Ameiiii....
    Pura verdade!!!
    Muito massa tá de Parabéns!
    Que Deus te Abençõe Sempree Abração!

    ResponderExcluir
  4. Neto ;D
    marcando presença por aqui ...

    adorei o texto ai , Parabéns!
    um beijao ;*

    Sucesso :D

    ResponderExcluir
  5. Diga-me e sejas quem tu és, e eu não precisarei dizer nada.

    poxa , nettinho e seus textos ,
    tão bom ler coisas boas assim !

    e sempre estando ciente que :
    ... é dentro de mim que começa a primeira viagem.
    a viagem do eu , traçando o meu destino ..
    a viagem do eu , diante a sociedade.

    beijo grande nettinho :*
    sucesso sempre com o Blog :*

    ResponderExcluir