quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Viver, vivendo

Eu hoje passei o dia com uma música na cabeça, e eu não poderia ir dormir se eu não escrevesse hoje aqui sobre como ela fez eu pensar.

Confesso que, apesar de ter um gosto bem abusado em termos musicais, tem coisas bem pop que eu gosto muito.

Eu hoje lembrei de uma música do Bon Jovi (banda americana que estourou nos anos 80 e para se manter hoje em dia, se reinventou de maneira mais comercial), chamada "It's my Life". E eu nunca pensei que ela me faria pensar como fez hoje.

Me surpreendi com a letra dela em geral, mas uma frase chamou atenção: " I just wanna live while I'm alive" (Eu só quero viver enquanto estou vivo). O mais legal é que, vendo pelo contexto da música, ele não tratava de uma filosofia barata do tipo "vamo viver feito doido, enquanto temos tempo". Ele fala justamente do sentido da luta que é viver.

Vi que tem muita gente viva, e morta ao mesmo tempo. Gente que vive pra contar os segundos, minutos e horas de seu relógio. Gente que vive pra passar as folhas do calendário. Quantos acontecimentos dolorosos também, que podem nos fazer morrer sem percebermos.

A morte é algo certo, mas tem sua hora. E, que bom é saber, que tudo tem sua hora. Melhor ainda é saber que temos mais tempo pra viver, pra morrer nós ainda teremos a hora. O que temos e o que teremos são coisas distintas, e ainda bem! Tem gente que conseguiu a proeza de misturar estes momentos, estes tempos.

Eu não viverei para sempre, tudo que tenho agora, é o agora. Eu só quero viver enquanto tô vivo, se é pouco tempo ou não, precisamos fazer de tudo para que a vida que tenho possa ser geradora de sorrisos, de lágrimas doces, de presença. Temos o tempo do "enquanto" para fazer a vida mais que uma passagem: existem atos que perpetuam a nossa existência na vida de quem vai ficando por aqui, e mesmo que os méritos não sejam creditados a você, gerações e gerações podem aprender a viver de uma maneira mais leve, viver enquanto vivem, se assim eu e você também fizermos.

Eu vejo esse blog de forma muito singela, não penso que ele me trará sucesso, ou fará de mim grande escritor. Mas eu sei que, eu não posso me conformar em ser mais um, que conta os dias olhando pro teto.

Que a minha luta pessoal ganhe sentido na vida de cada pessoa que se enche de esperança ao ler coisas tão minhas como este texto, e que coisas como você acabou de ler te gere também inconformismo, será que dá pra continuar vivo, morrendo?

Que fique aqui, o relato de que eu ainda estou vivo, e que se vocês me derem licença, vou viver! E vou viver assim, vivendo!


2 comentários:

  1. Infelizmente exitem muitos mortos vivos no planeta! Lembro-me de uma frase oportuna de Pe Fábio: Já que não podemos ressuscitar os mortos, vivamos ressuscitando os vivos. E isso e tudo!

    ResponderExcluir
  2. Siiim, "A felicidade se vive agora". Não tem pra quê morrer enquanto vive, pois a vida a gente só possui uma vez. E é fazer valer a pena =D Muitxo bom!

    ResponderExcluir